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Por que o Lean é mais sobre pessoas do que processos

  • Foto do escritor: Reuben Castro
    Reuben Castro
  • 26 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de mar.



Várias pessoas, uma direção.
Várias pessoas, uma direção.
O propósito de uma organização é permitir que seres humanos ordinários façam coisas extraordinárias - Peter Drucker

Provavelmente, você já ouviu falar do Lean, certo? O objetivo desse artigo é explicar um pouco mais sobre o assunto detalhando alguns dos conceitos discutidos no livro Lean Enterprise. Pra começar, vamos deixar claro o que é o Lean:

Lean é mais do que uma filosofia de gestão; é um sistema dinâmico que cria valor contínuo enquanto elimina desperdícios – seja tempo, recursos ou esforço.

Escrito em 2015 por Jez Humble, Joanne Molesky e Barry O'Reilly, o livro Lean Enterprise trouxe novas perspectivas e práticas para a aplicação do Lean em empresas de todos os setores. Durante muito tempo, acreditou-se que o Lean era restrito à indústria. O livro mostra que essa visão é limitada, e que o Lean pode ser aplicado para melhorar a eficiência, a agilidade e impulsionar a inovação em organizações de todos os setores e tamanhos.

Onde o Lean pode ser aplicado:


  • No varejo para melhorar a gestão de estoques

  • Em restaurantes para melhorar o fluxo dos pedidos

  • Na aviação para melhorar processos de manutenção e muitas outras aplicações.


Muitas pessoas associam o sucesso do Lean à implementação de ferramentas como kanban, cordas andon ou mapeamento de fluxo de valor, mas a verdadeira chave está na criação de uma cultura de melhoria contínua, onde o time está constantemente focado em entregar resultados da mais alta qualidade. Nesse ambiente, as ferramentas são usadas conforme necessário e descartadas quando deixam de ser úteis. O foco está em empoderar as pessoas para que resolvam problemas de forma alinhada com os objetivos da organização. Isso só é possível quando os líderes estão comprometidos e atuam de forma ativa no processo. Não adianta esperar que a equipe execute as ações corretamente se os líderes não oferecem o suporte necessário para garantir que isso aconteça.

No livro os autores fazem uma provocação importante logo no começo: será que o lucro é realmente o principal motivo pelo qual uma empresa existe? Essa reflexão é crucial, pois não podemos negar que o lucro é vital para a sobrevivência das empresas. Porém, apesar de sua importância, o lucro deve ser o resultado, e não o foco principal. O lucro deve surgir de uma operação eficiente, em que pessoas comprometidas trabalham em prol de um propósito claro e bem definido.

Pergunta: Quando foi a última vez que você parou para refletir sobre o propósito do seu trabalho? Ele está claro para você e para sua equipe?

Com um propósito claro e compartilhado entre todos, a ideia de planejar tudo nos mínimos detalhes dá lugar à definição de uma direção clara, permitindo que as pessoas escolham as ações necessárias para alcançá-la. Nesse contexto, dois outros fatores essenciais entram em cena: autonomia e tolerância ao erro. É crucial que os envolvidos nas ações tenham autonomia para tomar as melhores decisões, e que sejam apoiados em caso de falhas, para que o ciclo de aprendizagem e melhoria contínua se perpetue. Os autores utilizam o exemplo do campo de batalha para ilustrar a importância de ter um objetivo definido:

Nenhum plano sobrevive ao contato com o inimigo - Helmuth von Moltke

Não adianta planejar minuciosamente uma estratégia de guerra se não podemos prever todos os movimentos do nosso oponente. Napoleão utilizou com maestria o conceito de comando de missão: definir o objetivo e permitir que seus soldados, no campo de batalha, tenham autonomia para decidir rapidamente as melhores ações a serem tomadas. Trazendo isso para o contexto empresarial, é importante ter um objetivo claro e dar autonomia à equipe para tomar as decisões necessárias para alcançá-lo. Como é inevitável que ocorram falhas e decisões equivocadas ao longo do caminho, é essencial promover o aprendizado contínuo e focar na melhoria constante. O lema é melhoria contínua!

Lean é mais do que processos ou ferramentas. É uma forma de trabalhar e de pensar que coloca as pessoas no centro. Que tal começar agora? Identifique um processo no seu dia a dia, seja em casa ou na empresa, e busque uma forma de torná-lo mais eficiente. Pequenos passos podem levar a grandes transformações.



 
 
 

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